quarta-feira, 25 de setembro de 2013

BR-135 é fechada em protesto contra a falta de água em Cristalândia (PI)


População de Cristalândia reclama da falta de água no município 

Moradores da cidade de Cristalândia do Piauí bloquearam nesta terça-feira (10) a BR-135, que liga o estado do Piauí à Bahia. Segundo o professor Laudo Renato, a manifestação foi realizada porque há três meses os moradores estão sem abastecimento de água.



"Todo ano é este problema no período da estiagem. Não temos água nas torneiras e a barragem não tem estrutura. A Agespisa chegou a perfurar quatro poços na região, mas as instalações não foram feitas. Já estamos há 20 anos nessa situação, agora queremos soluções eficientes", destacou o manifestante.

manifestantes levantaram cartazes pedindo água na cidade







Durante o protesto, populares utilizaram galhos de arvóres para interditar a rodovia nos dois sentidos. Os veículos estão proibidos de atravessar e o congestionamento de seis quilômetros atingiu também as cidades vizinhas de Formosa e Corrente. 
Congestionamento chega a 6 Km na BR-135
Os manifestantes levantaram cartazes pedindo água para o município, localizado a 900 Km de Teresina. De acordo com Laudo Renato, as vias serão liberadas somente após a presença de um representante da Agespisa.
A barragem de Atalaia é uma das obras que irão permitir a segurança hídrica em municípios piauienses onde há extrema carência de água. A construção conta com recursos oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na ordem de R$ 101,5 milhões, onde outros dois empreendimentos também serão beneficiados.
Segundo a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), a obra está em fase de conclusão e atenderá os municípios de Sebastião Barros, Corrente, Cristalândia do Piauí e cidades circunvizinhas. O empreendimento propiciará o abastecimento d'água, a irrigação ao longo do vale, aproveitamento hidroagrícola em torno do lago, além da possibilidade de implantação de atividades de piscicultura e lazer no local da obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário