segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Perigo! Incêndio na BR 135 próximo a Riachão das Neves


Um incêndio numa ladeira, perto de uma curva, na margem da BR 135, no sábado, 05/10, por volta das 17 h 00, próximo à sede do município de Riachão das Neves, a cinquenta quilômetros de Barreiras, no Oeste da Bahia, colocou em risco a vida de pessoas que trafegavam na rodovia. Devido ao grande volume de fumaça, que dificultava a visibilidade na pista, para desviarem das labaredas, condutores invadiam a contramão, desta forma, aumentando o perigo de acidentes.
Era intenso o trafego de veículos pela via, a qual liga o Oeste da Bahia aos estados do Piauí, Pernambuco e Ceará. Observamos que na descida, aqueles motoristas que não queriam arriscar sair de sua mão de direção, passavam pelo meio das chamas. Alguns transportando produtos inflamáveis em carretas e caminhões, mas felizmente nenhum acidente foi registrado.

Um dos moradores visto com um balde d’água na mão, arriscava a própria vida tentando impedir a propagação do fogo que avançava em direção a sua área de pastagem. A ventania arremessa fagulhas para todos os lados dificultando o seu trabalho.

A única unidade do Corpo de Bombeiros da região funciona na cidade de Barreiras, mas com a demanda de serviços nesta época do ano, nem sempre a brigada de incêndio consegue chegar a tempo quando é acionada.

A vegetação rasteira está muito seca devido ao longo período de estiagem na região, por isso, os incêndios são comuns nesta época do ano. Num percurso de cinquenta e quatro quilômetros entre Barreiras e Riachão das Neves, percebe-se que as queimadas já destruíram diversas roças de pastos e matas nativas nas margens da rodovia. Suspeita-se que as bitucas de cigarros jogadas de dentro para fora dos veículos e as queimadas rurais, sejam suas principais causas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário