Em sessão da câmara, a vereadora Brasilina Maria Carvalho propôs às secretarias de Assistência Social e Saúde, da prefeitura de Formosa do Rio Preto que averiguem a possibilidade de alugar um imóvel para a instalação de um Centro de Atendimento a Dependentes Químicos no município. A proposta obteve aprovação unânime de todos os vereadores e será encaminhada ao Executivo para análise de viabilidade.
“A medida visa solucionar um problema presente no cotidiano de muitas famílias formosenses, as quais convivem com dificuldades com familiares dependentes de álcool e outras drogas, sendo necessária a intervenção profissional, orientação e reinserção desses indivíduos ao convívio social”, explicou Brasilina.
O serviço será destinado a atender indivíduos com transtornos mentais causados pelo uso de substâncias químicas entorpecentes, com tratamento adequado, realizando o acompanhamento clínico e promovendo a reinserção social dos usuários, por meio do acesso ao trabalho e lazer e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.
A vereadora também relatou que o Poder Judiciário e o Ministério Público também estão preocupados com a situação do grande número de dependentes químicos no município, assinalando, em reunião, o interesse em trabalhar em parceria com Executivo e Legislativo para viabilizarem uma solução eficaz para o problema.
Conforme a proposta da parlamentar, caso não haja recurso para atender imediatamente o pleito, a medida poderá ser incluída em orçamento como compromisso prioritário. Outra sugestão foi realizar parecerias e/ou convênios para construção do Centro de Atendimento a Dependentes Químicos.
Construção de Posto de Saúde no Ouro é um pedido de Brasilina
A distância entre o Centro de Formosa do Rio Preto e as localidades de Ouro, Buriti das Bestas, Sussuarana, Berubú, Cadeado, Brejo, Riachão do Ouro, São Pedro e Fazendas e outras comunidades rurais circunvizinhas dificultam o acesso dos moradores desta região aos serviços públicos de Saúde.
Pensando em resolver este problema, a vereadora Brasilina reivindicou um Posto de Saúde para atender estes povoados. A sugestão é que esta unidade seja construída no Ouro, disponibilizando atendimento médico e outros serviços básicos de saúde.
Em outra indicação, apontou a necessidade do trabalho de um trator para lavrar terras dos produtores familiares na localidade Ouro e circunvizinhanças, com atenção especial para as plantações de hortaliças e melancias, beneficiando inúmeras famílias daquele povoado.
Na mesma sessão, outros vereadores fizeram outras reivindicações. aprovadas, também, por unanimidade.
Fonte: Mural do Oeste
Fonte: Mural do Oeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário