quarta-feira, 4 de junho de 2014

Proposta do Vereador Meletinha promove discussão sobre estrada que liga Formosa a Santa Rita de Cássia



O vereador José Antônio de Barros, o Meletinha, cobrou, por meio de indicação aprovada por unanimidade, que sejam feitas melhorias na estrada intermunicipal que liga Formosa do Rio Preto a Santa Rita de Cássia, no trecho entre a saída de Formosa até a Fazenda Ingazeira, situada no limite entre os dois municípios.

Em condições precárias de tráfego, a via é uma alternativa para chegar à Santa Rita sem precisar seguir pela BR-135 e dá acesso a localidades como a de Peixe. “Uma estrada melhor vai facilitar o deslocamento tanto de cidadãos formosenses quanto daqueles de Santa Rita que constantemente transitam por esta região”, justificou o vereador proponente da sugestão ao Executivo de Formosa.

Considerando que pela BR-135 a distância total entre os dois municípios é de 124 km (57 km distância rodoviária mais aproximadamente 67 km da BR-135 até chegar em Santa Rita de Cássia), e que o deslocamento pela intermunicipal totaliza em média 80 km, não há dúvidas quanto à relevância da medida sugerida, que encurtará a distância entre as cidades e facilitará a interação e os negócios entre os municípios, o que favorece significativamente o desenvolvimento da região.

A vereadora Brasilina Maria Carvalho explicou que por se tratar de uma estrada localizada na Estação Ecológica de Rio Preto, a manutenção fica prejudicada, visto que qualquer intervenção no trecho precisa da anuência das autoridades ambientais.

Convidado pelo presidente Gillian Rocha a participar do debate, o orientador ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Ozéas Aparecido Souza, ratificou a declaração de Brasilina, informando que no ano passado o munícipio tentou mediante requerimento aos órgãos competentes as licenças para roçar as laterais desta via e realizar os reparos necessários, contudo não obteve as devidas autorizações, sem as quais não é permitido efetivar estes trabalhos, sob pena de o município ser responsabilizado por crime ambiental.

Os vereadores decidiram buscar informações adicionais sobre o assunto e também elaborar, nos próximos dias, um documento conjunto solicitando um posicionamento formal dos órgãos competentes sobre a possibilidade de executar melhorias na estrada mencionada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário